Quem somos


A história da ACPVIDA

A Associação Comunitária Partilhando Vida – ACPVIDA foi fundada em 17 de Janeiro de 2009 através da ação de alguns moradores da Vila Nova (Bairro Aeroporto), com o intuito de transformar a realidade dos 4100 habitantes desta comunidade, a qual vivencia vários problemas sociais, entre eles: desemprego, centros de educação insuficiente, falta de alternativa para o lazer, despreparo profissional dos jovens e adultos, baixa renda familiar, infra-estrutura urbana inadequada e difícil acesso a cultura local por estarem situados na periferia da cidade.

Dessa forma, a ACPVIDA, de acordo com Art. 4º de seu Estatuto Social, tem como objetivo promover o contínuo desenvolvimento educacional, cultural, moral e físico do ser humano, propiciando qualidade de vida para crianças, adolescentes, jovens, adultos e cidadãos da terceira idade através da implementação de projetos sociais e ambientais, da execução de atividades culturais, educacionais e profissionais e da realização de campanhas diversas, possibilitando dessa forma, uma assistência social, ampla e sólida, voltada para a valorização da vida familiar.

Desde sua fundação, ela vem efetivando ações significativas, proporcionando o acesso aos direitos humanos: educação, moradia, saúde, lazer, segurança, inserção cultural, trabalho digno.

Durante o ano de 2009 a ACPVIDA implantou e desenvolveu o Projeto Caminhar, a partir do apoio da sociedade, possibilitando a ação coletiva de crianças, jovens e adultos em prol da qualidade de vida. Realizando oficinas de artesanato (biscuit, crochê, bordado, fuxico) e cursos profissionalizantes.

Em Julho de 2009 foi concretizado um evento de suma importância para a Vila Nova, o dia de Ação Social, onde foram oferecidos vários serviços gratuitos à comunidade: manicure, confecção de foto 3x4, palestra sobre drogas e violência, cantinho da leitura.
No dia 12 de Outubro de 2010, a ACPVIDA, junto com o apoio do Centro Cultura do BNB e de outras empresas da cidade foi possível realizar o evento Mundo Fantástico das Crianças, onde 500 crianças foram beneficiadas com um dia de lazer: brinquedo; sacolinhas surpresas; oficinas de foto, pintura de rosto, desenho e argila; lanche; algodão doce; pula-pula; cinema; sala de dança.

A ACPVIDA amparou em 2011 a – EMEI, realizando atividades de alfabetização e socialização de crianças de 03 a 05 anos de idade. Além de oferecer reforço escolar, curso básico de informática e educação ambiental através da preservação da horta comunitária.
Em 2011 a ACPVIDA, Juntamente com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado implantou o Projeto Leitura Viva visando aplicar atividades coerentes que despertem o prazer de ler, focando a importância da leitura durante a infância e adolescência como fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação com a sociedade. Além de inserir os pais nesse processo educacional que tem como ferramenta a leitura criativa, consciente, construtora e transformadora.

Em suma, o Projeto Leitura Viva se faz imprescindível para as famílias que habitam a Vila Nova, pois tem como premissa formar o leitor autônomo comprometido com a prática social, através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade disseminando o gosto pela leitura. Simbolizando a garantia de um benefício único, propulsor de muitas outras conquistas.

                                    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Realizar atividades de alfabetização e socialização de crianças de 03 a 05 anos de idade;
  • Promover educação ambiental e práticas de responsabilidade sócio-ambiental;
  • Proporcionar a formação pessoal e profissional dos jovens e adolescentes da respectiva comunidade;
  • Resgatar a cultura e valores regionais;
    Reduzir o índice de violência, evasão escolar e desemprego.

Um comentário:

  1. A Associação tem realizado um trabalho de educação Infantil junto a SME de Juazeiro do Norte e como resultado estamos em processo de municipalização do nosso EMEI, onde a comunidade só tem a ganhar.
    Já está oficializado o nome do mesmo, EMEI Professora Maria Terezinha de Almeida Cunha. Com Objetivo de melhorar as condições do mesmo estamos confiante que vai ser de grande importância esta parceria.

    ResponderExcluir